APAEA saúda Mural evocativo a D. Gualdim Pais


Presidente da Associação de Pais Cristóvão Gomes estive presente no âmbito da celebração evocativa dos 900 anos do nascimento de Dom Gualdim Pais, figura impar de Amares. No dia 02 de novembro foi inaugurado no Centro Escolar Dom Gualdim Pais, em Amares, um painel comemorativo e uma exposição alusivos ao mesmo. Esta atividade surge fruto de um desafio lançado pela Câmara Municipal de Amares aos alunos do respetivo Centro Escolar para que dessem “asas à sua imaginação” e elaborassem ilustrações alusivas a D. Gualdim Pais, monge guerreiro que dá nome a um dos centros escolares do Agrupamento de Escolas de Amares. 

Para que os alunos compreendessem a sua contextualização e interligação com a história foi, pedido aos professores que introduzissem a temática sobre D. Gualdim Pais no seu plano de atividades. Após isso, dos cerca de 250 trabalhos executados pelos alunos do pré-escolar e 1.º ciclo, foi selecionada a ilustração do aluno Tomás Cunha, da sala dos 5 anos do pré-escolar, que deu origem ao mural que, imortaliza, a partir de agora, a imagem deste ilustre amarense, nascido em 1118.

A exposição das ilustrações e o descerramento do painel comemorativo foram um momento ímpar para o Centro Escolar, a APAEA não pode deixar de saudar todos os participantes neste desafio, deixando uma palavra de apreço ao vencedor e respetivos pais.

Com meninos e meninas assim tão participativos e empenhados temos a certeza de ter um futuro brilhante.

Resta umas palavras que este repto lançado e concretizado sirva para impulsionar uma participação efetiva de todos na vida escolar.

Mais fotografias no nosso facebook