Mensagem do Presidente da APAEA



Caríssimos Pais/Encarregados de Educação, alunos, Direção do Agrupamento, docentes e pessoal não docente, estamos a viver um dos maiores desafios dos nossos tempos modernos, lutar contra um inimigo desconhecido onde as armas que temos são exclusivamente ficar em casa saindo exclusivamente para cumprir os nossos deveres profissionais ou adquirir bens de primeira necessidade, cumprindo as normas de higiene lavagem e desinfeção das mãos e respeitando o distanciamento. Não tem sido fácil, porque não o é bem pelo contrário exige de todos nós um sacrifício fora do comum mas só assim conseguiremos vencer.

Sim porque vamos vencer esta batalha, os nossos ante passados lutaram por nós agora vamos nós continuar a lutar por todos em especial pelos nossos filhos e outras gerações vindouras que serão o futuro deste país. Vamos-lhe deixar algo para eles se recordarem de nós com orgulho.

Os tempos são complicados, mas só unidos venceremos.

Todos sentimos falta das nossas rotinas, os nossos educandos da escola, os docentes dos seus alunos, a direção dos seus vários afazeres, de receber os pais estando de portas abertas, tudo isso é necessário, os funcionares também eles sentem falta daquele barulho daquelas presenças diárias, para os chamar á atenção, dar um palavra de carinho ou um afeto, tudo isso faz parte de nós. Os nossos filhos também necessitam da muita atenção, porque para eles o desafio ainda é muito maior, precisam bastante de nós para lhe explicarmos o que esta a suceder para esta mudança súbita nas suas rotinas. Mas também necessitam de manter os hábitos de leitura, estudo, de escrita. Por isso é também nosso dever dedicar-lhes mais atenção brincando mais em família, pintar e praticar jogos lúdicos.

O tempo não é para qualquer tipo de facilidade, bem pelo contrário temos que continuar o caminho que temos percorrido todos juntos, vivemos um momento de emergência de saúde pública a nível mundial, sem paralelo na história de todos nós. Mais do que nunca, o sentido de obrigação deve predominar de forma a cumprirmos, com rigor, todas as recomendações das autoridades de saúde competentes e assim reduzir a propagação desta terrível pandemia. Nesta batalha, somos todos uns, por isso digo as nossas vidas dependem de todos.

Neste pequeno texto não poderia deixar de lado umas palavras de agradecimento para todos os comerciantes, restaurantes, cafés, bares, pastelarias, lojas de vestuário, lojas de serviços, cabeleireiros, ginásios, estabelecimentos de saúde e muitos muitos outros que em prejuízo próprio mas para um bem comum fecharam os seus estabelecimentos. Sim todos eles no nosso concelho foram um exemplo a nível nacional e não só, porque agiram muito antes do solicitado para o nosso bem a todos. Uma palavra também ao Município de Amares pelo trabalho feito na prevenção fechando a biblioteca Sá de Miranda, piscina municipal, assim como o cancelamento da feira semanal, sujeitos a criticas mas para o bem de nós todos.

Que orgulho eu sinto e tenho em dizer sou de Amares deste cantinho lindo, num bonito vale formado pelos rios Cávado e Homem.

À Direção do Agrupamento deixo uma palavra de agradecimento por tudo o que foi feito, disponibilizando uma bolsa de materiais didáticos para todos os anos de escolaridade, pela determinação em fazer pelo melhor nas varias áreas, numa altura onde é necessário inventar nem sempre é fácil, bem pelo contrário. Por fim um agradecimento aos docentes, que nesta altura via e-mail ou outros tem deixado mensagens de apoio, carinho, ternura aos seus alunos e familiares.

Neste momento, aproveito também do fundo do coração e da forma sentida, de prestar uma justa homenagem a todos os profissionais de saúde, de segurança e outros que, dia a dia, de forma incansável e com uma enorme coragem, salvam vidas, nos abastecem de bens de primeira necessidade, motivando-nos a acreditar que a solidariedade, a ajuda ao próximo e a vida são o bem mais precioso que temos. Todos nós diretamente ou indiretamente estamos nesta batalha. É por isso dever de todos seguirmos as recomendações, tomando os devidos cuidados.

Vamos vencer por nós por vocês, por todos, vai ficar tudo bem!!

Um grande abraço a todos

Presidente Cristóvão Gomes



04 abril 2020

Categorias

Internas
Todas